25 julho 2008

Os Fósseis, o sr. Joaquim e eu, a mulher da máquina fotográfica!

Hoje alarguei mais um bocadinho, não as minhas ancas, mas os meus conhecimentos!
Bem, quer dizer, as ancas alargaram um bocadinho com os docinhos da casa da Aida...uma delícia!
É que a amiga Aida, spé-bióloga, e, tal como fiquei hoje a saber, spé-dona-de-casa, uma mulher completa, convidou as suas biólogas, geólogas e químicas e...eu...que sou emprestada às ciências, para irmos visitar o Museu de Fósseis de Animais Pré-Históricos do Sr. José Joaquim, nos Casalinhos da Alfaiata. E lá fomos nós, eu e elas, com as crias todas, ver os "calhaus"!
Tenho que explicar que o Sr. Joaquim é um ex-carpinteiro de profissão que um belo dia, à trinta e tal anos atrás, tropeçou numa tíbia dum dinossauro...mais ou menos!!! a partir daí tornou-se um auto-didacta. E de tal forma que o seu espaço já foi visitado e documentado pela National Geographic. O Sr. Joaquim encontra-se à espera que a Câmara de Torres faça um museu, tipo o da Lourinhã, para lá colocar o seu espólio...e que espólio!
Quando eu tiver as fotos "encolhidas" coloco-as aqui, devidamente comentadas, pois para o leigo comum aquilo não passam de CALHAUS, certo? Mas não é verdade! Têm reeeeeesmas de informação. Foi isso que me fascinou.
Por exemplo, fiquei a saber que uns calhauzinhos assim redondinhos pretos, chamados, agora não me lembro do nome, são efectivamente, bosta fossilizada de dinossauro! quem não terá um em cima da sua secretária sem saber? ;-)...mas não deitam cheiro, certo?
Outros calhauzinhos, assim mais canitos, redondinhos, eram as pedrinhas que os dinossauros herbívoros engoliam juntamente com as árvores que arrancavam para comer! Sim, naquele tempo comiam-se, não arbustos, mas sim, árvores...era tudo à fartazana! E, perguntais vós, como é que os paleontólogos, sabem que essas pedrinhas saõ as do estômago? Ah, Ahhh! Porque mesmo "à couté" dessas pedrinhas deverá estar também, e fossilizado, como é óbvio, o esqueleto do abdomén do dono, ou seja do dinossauro, que deve ser uma coisa assim pequenina...pois o desgraçadinho morre, de pança cheia, e como não havia ninguém com gruas para enterrar o animal, ele ali ía apodrecendo...imagino o cheiro que pairava nos anres!!!! Ahhhhhhhhhhh!
Pois que, se era tudo à fartazana, os cheiros também deviam de ser... :-(
E outra coisa que eu aprendi! a certa altura, no Museu grande (sim, porque comecámos por ver uma garagem com umas "pedrinhas"...quando passámos para a sala oficial, a boca abriu-se e quase que o maxilar caiu...), estava uma caixa com um fóssil estranho, parecido com uma esponja! A spé-geóloga, Sandrokas, que também faz umas malas em tirela lindissimas (isto as gaijas das ciências são mesmo polivalentes, apre!) estava ali mesmo ao meu lado e eu perguntei-lhe! Explicou-me então que aquilo era um fóssil dum coral...e como os corais só se dão em águas quentes, significava que o nosso Portugalzinho estava junto dos trópicos, o que explica a formação e deslocação das placas, quando a Pangeia se partiu todinha, e a formação dos continentes, e ...o nosso Algarve, com aquelas praias e falésias tão distintas do resto do país!!! ;-) ah, e Peniche era uma zona tropical...quem diria! hoje os resquícios desse tropicaliente são abafados pelo cheiro, horrível, das fábricas de conservas de peixe...bahhhhhhhhhh!
Et voilá my friends, é assim cuma gaija se cultiva! Porque gaija ké gaija, tem que saber um pouco de tudo, para deixar o seu gaijo de queixo caído...há coisas que não podem, nem devem , cair! ah, desculpem, estiquei-me...efeitos dum fóssil muito sui-géneris que lá vi...loooool!
as trazentas mil fotos hão-de aparecer aqui!
Vão espreitando!

Sem comentários:

Publicação em destaque

Cansaço....

 ...tou cansada de tudo.....apetecia-me fugir DE TUDO! Não vale a pena contar... só mesmo indo ao psiquiatra!!!!