17 julho 2010

ORAGORA, O OESTE!

Aqui estão os registos de que eu tanto oiço falar há tantos anos!
É o grupo ORAGORA, que nasceu em 1993, na cidade de Cantanhede, e do qual faz parte o meu querido amigo e companheiro Mário Camponez. Estão cá também as suas amigas de infância, as Perpétuas, e outros meninos e meninas que deram vida à música popular portuguesa. E fizeram-no muito bem. Eu no meio disto tudo só lamento uma coisa...não ter ido parar a Alcobaça em 1992...! E muito mais há para ouvir e contar destes meninos e meninas...(NÃO CONSEGUI CARREGAR...BAHHHH)...um destes dias sai um livro!!!!!!!!!! Ó se sai....

Eu gosto, sempre gostei, de folclore. Já a minha avó Maria da Encarnação, natural da Gândara, adorava ver os ranchos a dançar. Tenho pena é de não ter crescido lá na zona...era eu a mulher da saia vermelha!!!! loool

E estando eu há tantos anos a viver e conviver na zona oeste, só há pouco tempo é que fiquei a saber que existem ranchos! Moooontes deles!!! Isto são influências...das boas, claro!
E porque é que eu não sabia? Porque os torrienses não dão valor ao popular...é fatela, é saloio...
Enfim, coitados...o presidente da câmara comprou agora uma escultura da Joana Vasconcelos para colocar em frente ao novo mercado... o famoso garrafão! 380000€! Um escândalo! Há conta disso os profs da padre Francisco Soares e os utentes do hospital de torres têm que pagar estacionamento...uma vergonha!!!! e porquê? Porque o vinho, as pielas, o carnaval é que são o culto da terra! Isso não é saloio!!! Eu adoro o Carnaval, mas caramba, há mais coisas para apreciar!!!! Nuuuuuuuunca se vê um rancho dos arredores de Torres a dançar na cidade!!!!!!!!!!!!!!! Fazem do dia 15 de Agosto o dia do Saloio...e lá vai o cortejo etnográfico apanhar um escaldão para a praia de Santa Cruz, lá dançam umas modinhas e "ficarem" por aí!...uma pobreza! Ah e claro, a maioria das pessoas acha " k horror, k parolagem..."...são muito tristes os torrienses! Não é à toa que lhes chamam os aborrecidos!!!! Têm aquele "peso" na mona de estarem tão perto de Lisboa mas não viverem lá...e depois querem-se fazer muito tiiiios, muito afectados...como se as pessoas normais de Lisboa fossem assim! Bem, hoje em dia está tudo "poluído"...não há cão nem gato que não tenha a mania de arrastar a fala...como se padecessem de 3 avc´s mal curados!!!! Deus me perdoe...
E já que estou em maré de má lingua tenho que falar de outra coisa que me anda aqui atravessada: a feria rural!!!! Essa feirinha de tomates e fruta que tem lá umas bancas pobrezinhas com o artesanato que algumas artesãs (com cunha na câmara) fazem!!!! É que o problema é que artesãos em Torres não faltam!!! Mas como a Câmara não organiza uma verdadeira feira de artesanato, quem tem a sorte de ser chamado é rei! E estou a dizer isto com amargura de não estar lá numa misera banca, pois digo! Mas também deve ser fatela...parolo...as lojas é que é fixe, o shoping é que vale!!!! Por acaso na semana passada ligaram-me...estou numa lista de espera há 3 anos...com mais de 400 pessoas à frente...incrivel, não? Já dei o endereço do blog onde estão as fotos do que tenho feito a um dos organizadores da feira...enfim, bem posso estar sentada, porque se fosse estar à espera da feira para ganhar dinheiro bam podia ir para Paio Correia...llloooollll!
Bem, chega de dar porrada porque há torrienses que são meus amigos do peito e boa gente! Há sempre alguém que se aproveita! Tenho lá duas pessoas de grande estima, o meu querido Moedinhas e o meu querido Tovar! Duas pessoas que fazem "mexer" Torres Vedras! Mas não têm força suficiente para "mexer" o que devia ser mexido...bem, pode ser que nas próximas eleições o Paulo Bento ganhe (era uma anedota, mas há que dar o beneficio da dúvida...) e transforme o Matadouro num Centro Cultural, como ele prometeu na candidatura anterior!!!

Aqui fica o rancho do Varatojo e da Ponte do Rol!

http://ranchovaratojo.blogspot.com/
http://www.youtube.com/watch?v=CgG04hU0Iyk

Ps: aceitam-se novos elementos?...;-)

1 comentário:

Joaquim Moedas Duarte disse...

Tenho de agradecer, tá visto...
Mas sabes, Xandrinha: T Vedras já é uma grande misturada. De certo modo é uma imagem do país, até eleitoralmente é uma amostra do resto.
Há muita gente a fazer coisas, como há muita gente parola, como há muita gente que nem sabe de que terra é...

Há que forçar a barra, furar, chatear...

Por mim, já estou na fase de "não tou para me matar mas é bom estar vivo e dar uma mãozinha onde for preciso". Só isso...

Publicação em destaque

Cansaço....

 ...tou cansada de tudo.....apetecia-me fugir DE TUDO! Não vale a pena contar... só mesmo indo ao psiquiatra!!!!