Para mim é suficiente acreditar que o Futuro existe e já aí desponta o teu sorriso livre, iluminando os trilhos de um contínuo Universal, como a semente ilumina um fruto por nascer.
Se algum dia chegares a ler estas linhas, não me lamentes, nem as interpretes como um Testamento ou uma declaração de auto-indulgência.
Todos fomos culpados, portadores e transmissores de um defeito congénito.
Por ironia do destino, ou por que assim estava escrito, chegámos mesmo a crucificar um Homem inocente, quando nem os seus algozes lhe encontravam culpa alguma. Não deixes de procurar os que ainda cá estiverem, mas diz-lhes que queres seguir o teu próprio caminho.
Acredita sobretudo em ti. Molda o barro com as tuas próprias mãos.
Caminha apenas. Não esperes pela estrada em sinuosidades obscuras.
Partilha a luz, avança.
E se acaso na aridez do caminho sentires as espáduas dilaceradas pelo carrego que te legámos, pousa a pedra de Sísifo, pára por um instante, cerra os dentes e reflecte. O Futuro tem de estar preparado para tudo.
É dessa fibra, da flor bruta, mas bela, do estoicismo, que se fazem os Homens e as Mulheres do Futuro.
A alternativa à lucidez e ao sacrifício por um bem comum, é virtual, automatizada, electrizante, mas não tem alma, não serve.
Haverá missões mais simples, não o nego, mas já é tarde para aplainar os escolhos. Foi por isso que resolvi confiar em ti a tarefa impossível de nos reconstruíres.
O sonho do Homem nunca foi ser culpado do que quer que fosse.
Regista, rasura o que achares por bem.
Redescobre e entoa, em silêncio, o hino à Natureza que nos esquecemos de aprender.
Foi ela que aqui te trouxe e te deu vida, Cumpre, então, o ciclo das arestas, mas refresca a mente, de quando em vez, nas fontes ocultas da montanha.
Verás como tudo recomeça, desigual a tudo.
Dentro de ti o eco indelével dessa entrega audaz aos outros, que falhámos, é já uma maré viva, chama-se Amor e serás tu, Futuro, o único Ser, capaz de nos salvar de nós próprios.
Carlos Rodrigues
A gravação poderá ser ouvida na página do Clube dos Poetas Vivos, bastando clicar em http://www.facebook.com/l/
Sem comentários:
Enviar um comentário