Nos dias que correm ser professor é sinónimo de estar descontente, triste, amargurado, revoltado, traído, mal fadado e, acima de tudo...FODIDO!
Todos os decretos e leis e despachos que têm sido promolgados e impostos às escolas têm tido um efeito devastador na nossa motivação. Esta história da avaliação do desempenho é uma fraude, uma hipocrisia, uma agonia...querem por força que Portugal esteja ao nível duma Finlândia, duma Noruega, duma Inglaterra, duma Alemanha, enfim, dum país desenvolvido...mas isso é tarefa impossível! Nós somos pequenos, de corpo e de cabeça, porque nunca fomos motivados nem preparados para mais...mas mesmo assim, eramos um povo medianamente feliz, apesar de toda a miséria que pairava no ar...tipo brasileiros, certo?...mas agora...somos super infelizes porque a unica coisa que nos sabem fazer é tirar o pouco que ja tinhamos!
Por isso não sei o que hei-de pensar como será o futuro deste país, que é tão lindo e maravilhoso e tem uma gente tão simpática! Iremos morrer todos na miséria? a pedir pão aos espanhóis e aos franceses e aos ingleses? enfim, "on vera, n´est-ce-pas?"
Mas à parte desta tristeza toda ainda existem coisas que me fazem acreditar na minha profissão e fazem com que eu não desista...por enquanto!
Hoje acordei cheia de dores nas costas (efeitos de ter estado sentada durante o fim-de-semana a corrigir testes e mais testes...ossos do oficio!) e com os olhos parecidos com os duma corvina morta...há três dias!!!
Olhei para o espelho, ja pronta para sair (e hoje entrava às 8.30...terrivel, uma vez que é o unico dia na semana em que tal acontece...habituação é mentira!) e cheia com os penduricalhos do costume, e disse "tenho que pintar os olhos, caneco! pareço morta!!! ...dasssse!", e lá pus um risco nos olhos mal encarados...ficaram logo com outro arzinho! Uma lufadinha de ar fresco!
Bem, vai uma gaija prá escola, chega uma gaija à escola, vai uma gaija para a primeira aula da manhã, ciências da natureza, 5ºB, e a primeira coisa que ouve duma miuda é "ó stora, tá cá cumas olheiras!"...e logo outra a seguir "ó stora, o qué que tem nos olhos? tão todos negros!!!"....assustada, triste, desolada, frustrada e macerada disse que os tinha pintado!!! Estariam assim tão mal? e aí elas disseram "ai não stora, fica-lhe muito bem!!!"...mas fiquei na duvida!
Mandei-os entrar e logo de seguida pedi a uma funcionária para ficar com eles uns segundos para ir ao "dabliu" ver os olhos!! IA MORRENDO!!!...TODOS BORRADOS!!!
Devo tê-los esfregado pelo caminho e nem me lembrei que estavam pintados...enfim, agora só havia uma coisa a fazer: lavar a cara! e lá se compôs o semblante!
O que é que isto tem a ver com o "acreditar na profissão"?
É a HONESTIDADE DOS GAROTOS, que são as únicas pessoas que me rodeiam naquele espaço, onde passo 8 horas por dia, me faz gostar de ensinar e dar aulas!
Mas fiquemo-nos pelo 5º e 6º ano...quando chegam ao 7º já vão contaminados com as hipocrisias inerentes ao preconceito e ao meio em que vivem...
E agora só um pequeno detalhe da aula...que foi uma delicia!
O João, um aluno fantástico e brilhante, cada vez que lia um dos seus relatórios das experiências que foram realizadas na aula anterior, dizia no fim para rematar:
"Reportagem de João Guia, directamente para a TVI!"
...ISTO NÃO É UMA DELICIA?
BEIJOS GORDUXOS E ABRAÇOS MUITO APERTADINHOS!!!
1 comentário:
Só tu para me fares rir com as tuas histórias maravilhosas e tão bem contada! Muito bom!
Beijinhos Vera
ps - Obrigada pela ligação ao blog das manas!!
Enviar um comentário